Haverá reposição de aula do dia 9/06/203
Convidamos os estudantes das Séries 1ªA, 3ªA, 3ªB, 3ªC, para participarem dos JOGOS AMISTOSOS DE BASKETBALL.
TODAS as outras Séries veremos outra possibilidade em outro momento uma vez que já temos atividades com os professores nas classes previstas.
Os estudantes das Séries: 1A, 3A, 3B e 3C, interessados em participarem dos Jogos Amistosos de Basquete, deverão comparecer com Trajes Esportivos.
A organização da atividade está prevista para iniciar a partir das 7h da manhã, com inscrições modelo de DISPUTA: "PRÓXIMO". Atividades conduzidas neste horário Professora Marcia, Apoio Docente e Apoio Escolar. Todos os estudantes que chegarem e efetivarem suas inscrições poderão participar mantendo-se na quadra a Equipe Vencedora de 6 PONTOS. Quem perder a rodada, poderá se inscrever novamente.
Será seguida a Ordem dos Inscritos durante todo o Período, podendo haver ampliação do horário das atividades de acordo com a procura.
Conheça a MANGAHIGH. Plataforma gratuita e com parceria junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Conheça a GEEKIE. Plataforma gratuita e com parcerias junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para potencializar seu aprendizado.
Siga as orientações e realize as Atividades a seguir
Atividade 1 - Questionário por classe
Aulas dos dias 17 e 15 de fevereiro 2023.
Atividade 2 - Responder as questões da Apostila
a partir da participação em aula e dos materiais complementares disponibilizados.
Aulas dos dias 22 ou 24 de fevereiro 2023.
Aulas dos dias 01 ou 03 de março 2023.
Realize o envio pela sala virtual de atividades entrando com seu email education da google vinculado a Secretaria Escolar Digital:
0000 + R.A. @al.educacao.sp.gov.br
UT: Lutas
Habilidade = EF03EF15
Lutas do contexto comunitário Matriz Indígena e africana
O.C . - Lutas do contexto comunitário Matriz Indígena e africana
"O boxe é tradicionalmente um tipo de luta que tem como principal característica o combate “homem a homem” utilizando-se apenas dos punhos. Por ser um meio de combate, o boxe apenas passou a integrar o calendário moderno dos Jogos Olímpicos em 1920, na Olimpíada de Antuérpia (Bélgica). O Comitê Olímpico Internacional acreditava que o boxe era uma prática que incitava a violência, fato que contrariava o ideal de fraternidade, mote estreitamente vinculado ao espírito olímpico.
Deve-se ressaltar que o boxe é uma luta bastante tradicional no Ocidente. Há relatos de que ela era praticada entre jovens, na Creta Antiga. Outro elemento a ser considerado são os indicativos de que o boxe integrou os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Porém, tratando de um período mais recente, foi na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX que o boxe ficou bastante popular: era um combate de rua, lutado com as mãos desprotegidas, marcado pela violência dos golpes. A versão moderna do boxe foi oficializada em 1867, porém foram colocadas efetivamente em prática apenas em 1872, com as regras de Queensberry: o uso de luvas era obrigatório e o confronto era composto de rounds de três minutos cada. Atualmente, uma luta de boxe é constituída de dez rounds. Em alguns casos excepcionais, a partida pode ter até doze."
Veja mais sobre "Boxe" em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/boxe.htm
A apostila de Educação Física, volume 1, para a 3ª Série do E.M. apresenta temas relacionados a LUTAS.
O BOXE aparece no bojo das apresentações de esportes envolvendo também este tema transversal.
Como atividade complementar, sugerir o FILME: CREED e CREED 2. Trazendo além de contextualização deste esporte, o boxe, superações de vida e mensagens motivacional para os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio.
Atividade complementar - Filme: CREED 2
A apostila de Educação Física, volume 1, para a 3ª Série do E.M. apresenta temas relacionados a LUTAS.
O BOXE aparece no bojo das apresentações de esportes envolvendo também este tema transversal.
Como atividade complementar, sugerir o FILME: CREED e CREED 2.
Trazendo além de contextualização deste esporte, o boxe, superações de vida e mensagens motivacional para os estudantes da 3ª Série do Ensino Médio.
Atividade 3 - Realize um registro de seu aprendizado a partir da temática da aula:
MOMENTO 1 – O ESPORTE É PARA TODOS?
Aulas dos dias 8 ou 10 de março 2023.
Aulas dos dias 15 ou 17 de março 2023.
Realize o envio pela sala virtual de atividades entrando com seu email education da google vinculado a Secretaria Escolar Digital: 0000 + R.A. @al.educacao.sp.gov.br
Melhores momentos - FINAL da COPA DE FUTEBOL MASCULINA - 2022 QATAR
Em conformidade com as orientações da Resolução SE 42/2015, seguem as solicitações de Atividades de Compensação de Ausências a todos os Estudantes que se qualificarem nas condições estabelecidas pela mesma:
Artigo 3º - Para fins do que dispõe a presente resolução, a escola deverá adotar os seguintes procedimentos:
I - comunicar aos pais ou responsáveis a situação de aluno que, a qualquer momento do ano letivo, já tenha alcançado, superado ou esteja prestes a alcançar 10% de faltas, calculados
sobre o total de dias letivos/aulas ministradas no período considerado, esclarecendo e ressaltando:
a) a importância da frequência regular e da efetiva participação do aluno nas aulas e demais atividades escolares;
b) a necessidade de se estabelecer estratégia conjunta, visando à redução da quantidade ou até à interrupção imediata da sequência de faltas;
II - dar conhecimento aos pais ou responsáveis da possibilidade de aplicação do disposto na Lei 13.068, de 10-06-2008, para os alunos que já tenham alcançado, superado ou estejam
prestes a alcançar 20% de faltas, calculados sobre o total de dias letivos/aulas ministradas no período considerado, comunicando, por escrito, a situação do aluno;
III - caso se verifique adoção mínima e ineficaz de providências ou total omissão por parte dos pais ou responsáveis, a comunicação do fato deverá ser estendida, de imediato e
sequencialmente, ao Conselho Tutelar e à Vara da Infância e da Juventude.
Atividade complementar para Estudantes com necessidades de
COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS no Componenete Curricular de Educação Física pertencente a Área de Linguagens e Códigos.
TEMA GERADOR - Copa do Mundo de Futebol 2022.
Selecione uma das chaves (de A até H) com os 4 países que irão participar da Copa do Mundo de Futebol 2022, e realize a seguinte pesquisa para cada país:
1. História da formação do país (Colônia ou colonizador);
2. Conflitos geopolíticos na constituição histórica deste país (passado/presente/futuro);
3. Bandeira;
4. Localização no Globo Terrestre, Continente;
5. Sistema de governo atual;
6. Idioma;
7. Líder(es) do governo;
8. Capital;
9. Moeda;
8. Números da População atual;
9. Dados demográficos;
10. Atividade econômica predominante;
11. Cultura
12. Dados IDH e outras estatísticas sobre este país;
13. Religião predominante;
14. Fuso horário;
15. Curiosidades deste país (pode ser: culinária, educação, economia, dentre outros);
16. Principais personalidades da Música, Arte, Esportes em geral, Literatura ou outros destaques;
17. Principais atletas da seleção que irão participar nesta COPA;
18. Número de participações em Copa do MUNDO de Futebol;
19. Classificações mais importantes deste país;
20. Outros - (Este item não é obrigatório, apenas caso haja algum complemento de interesse não solicitado aqui).
Até o dia 08/12/2022
Veja o gráfico com os resultados de TODAS as escolas ESTADUAIS da cidade.
O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo: é um indicador de qualidade das séries iniciais (1ª a 4ª séries) e finais (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na avaliação de qualidade das escolas feita pelo IDESP consideram-se dois critérios complementares: o desempenho dos alunos nos exames do SARESP e o fluxo escolar.
O IDESP tem o papel de dialogar com a escola, fornecendo um diagnóstico de sua qualidade, apontando os pontos em que precisa melhorar e sinalizando sua evolução ano a ano.
Atividades Integradas
"O boxe é tradicionalmente um tipo de luta que tem como principal característica o combate “homem a homem” utilizando-se apenas dos punhos. Por ser um meio de combate, o boxe apenas passou a integrar o calendário moderno dos Jogos Olímpicos em 1920, na Olimpíada de Antuérpia (Bélgica). O Comitê Olímpico Internacional acreditava que o boxe era uma prática que incitava a violência, fato que contrariava o ideal de fraternidade, mote estreitamente vinculado ao espírito olímpico.
Deve-se ressaltar que o boxe é uma luta bastante tradicional no Ocidente. Há relatos de que ela era praticada entre jovens, na Creta Antiga. Outro elemento a ser considerado são os indicativos de que o boxe integrou os Jogos Olímpicos da Antiguidade. Porém, tratando de um período mais recente, foi na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX que o boxe ficou bastante popular: era um combate de rua, lutado com as mãos desprotegidas, marcado pela violência dos golpes. A versão moderna do boxe foi oficializada em 1867, porém foram colocadas efetivamente em prática apenas em 1872, com as regras de Queensberry: o uso de luvas era obrigatório e o confronto era composto de rounds de três minutos cada. Atualmente, uma luta de boxe é constituída de dez rounds. Em alguns casos excepcionais, a partida pode ter até doze."
Veja mais sobre "Boxe" em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/boxe.htm
Reading Time: 3 minutes
Desde que surgiu a possibilidade de uma sequência para a história de Adonis Creed (Michael B. Jordan), todos imaginaram que deveria ter algo a ver com Ivan Drago (Dolph Lundgren), clássico adversário de Rocky (Sylvester Stallone) que matou seu pai no ringue. Não tinha argumento melhor para uma sequência. Nas palavras do próprio promoter que faz o evento do filme acontecer, “era a verdadeira luta. A luta que todos esperavam”. Mas Creed 2 se reserva o direito de seguir com o principal foco da franquia-mãe, Rocky: se tratar não da luta, mas sim pelo que você luta.
Agora Adonis chegou ao topo, se tornando o campeão mundial da sua categoria. Mas enquanto ele desfruta da sua nova posição, e as mudanças que decide para sua vida com Bianca (Tessa Thompson) Ivan Drago prepara seu filho, Viktor (Florian “The Big Nasty” Munteanu), para enfim desafiar Creed. Em uma luta cheia de rancor e lembranças dolorosas a ele e Rocky, ambos precisam confrontar o legado que compartilham, questionar por que vale a pena lutar e descobrir que nada é mais importante que a família.
Ryan Coogler cede a direção para Steven Caple Jr. que, junto com Stallone, é responsável também pelo roteiro, que traz uma história sensível que presta uma homenagem aos filmes anteriores (em especial ao 4º filme, o mais diretamente ligado aqui) mas que também dá uma finalização satisfatória e com bastante peso emocional no arco de todos os personagens envolvidos. E o fato de alguns personagens passados retornarem aqui dá mais peso aos personagens principais envolvidos. Sua direção é ótima, embora muito mais burocrática que a de Coogler no primeiro filme. Coogler experimentava mais da câmera e mais planos sequênciais para jogar o espectador para o ringue junto dos lutadores, enquanto Caplan só deixa para expressar tal ação no último ato.
A relação Rocky-Creed é levada a um novo nível, agora muito mais como Rocky sendo o pai que Adonis não teve e Creed criando uma ligação com Rocky de uma forma que este nunca teve com seu próprio filho. Ao mesmo tempo, ambos sabem que tal relação não será para sempre, e precisam criar suas próprias vidas e prioridades. E tanto Jordan quanto Stallone passam muita emoção e atuações verdadeiras.
Do outro lado, temos um Drago cheio de rancor e ódio por tudo que lhe aconteceu após sua derrota há 30 anos, e nutriu seu filho com isso, vendo nele a oportunidade de retornar à vida que ele acha que deveria ter tido. Lundgren traz novamente a frieza e as frases que fizeram de Drago um “vilão” tão emblemático para a franquia e Munteanu não é somente músculos, e dá uma distância do seu personagem de tudo que está acontecendo que dá uma ótima composição à Drago filho. Não menos importante, Tessa Thompson tem menos participação em tela, mas pontuais para dar motivação a Creed e para dar momentos à mãe dele.
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) oferece duas modalidades: a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que pode ser feita em quase mil escolas da rede estadual; e os Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAS), locais específicos em que os estudantes contam com horários flexíveis.
A alfabetização de jovens e adultos é de responsabilidade dos municípios. Para cursar, procure uma escola municipal.
Pessoas privadas de liberdade também podem estudar por meio do Programa de Educação nas Prisões (PEP), com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP).
Para quem busca apenas o certificado tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Médio pode realizar o Exame Nacional para Certificação de Competências para Jovens e Adultos (Encceja).
Bons Estudos!
Bons Estudos!
Frequência cardíaca máxima e frequência cardíaca alvo , você sabe o que significa ?
Frequência cardíaca ( FC ) máxima , zona de frequência cardíaca alvo : você provavelmente já deve ter ouvido falar nestes termos em algum momento , mas você saberia dizer o significado real e por que eles são importantes ?
Em se tratando de treinamento e aptidão física , a sua FC ou o pulso , é realmente importante , mas surpreendentemente , não é necessário ser um especialista para entende-lo . O nosso cardiologista da clinica CEMEL , Dr Nelson , irá explicar com mais detalhes !
O que é a sua FC de repouso e por que você deve valorizá-lo ?
A sua FC de repouso é exatamente o que o nome diz – a sua FC quando você está descansando . O melhor momento para checa-lo é logo pela manhã quando nós acordamos . Você pode conta-lo colocando o seu dedo indicador e médio esquerdos no punho direito , sobre a artéria radial , a qual está na mesma linha que o seu polegar . Você pode também palpar o pulso na sua artéria carótida no pescoço , com os mesmos dedos da mão , próximo da sua laringe . Em ambos os casos , conte o número de vezes que você sente o seu pulso em 15 segundos e então multiplique por 4 e assim achar o seu batimento por minuto ( bpm ) .
Você sabia que a FC de repouso é um bom indicador do seu nível de aptidão física. Quanto mais baixo for a sua FC de repouso , mais fisicamente você está em forma.
Por que você deve saber a sua FC de repouso ?
Quanto mais rápido você retorna para a sua FC de repouso após a pratica de alguma atividade
física , isto sugere um melhor condicionamento cardiorrespiratório .
FC máxima : como identificar a sua zona de FC alvo !
Para identificar a sua zona de FC alvo , você deve primeiro calcular a sua FC máxima . A maneira mais fácil de calcular a FC máxima é fazendo uma simples equação de subtração : 220 – sua idade : sua FC máxima . Aí você deve multiplicar 85% ou 0,85 pela sua FC máxima e assim achar a sua FC alvo .
Agora afim de ficar em forma , você deve se exercitar objetivando o aumento da sua FC – transpirar e queimar calorias . A melhor maneira de você acompanhar a sua FC durante os treinos , para identificar se você está em sua zona de FC alvo , é usando um monitor de FC ou frequencimetro .
Treinando em sua zona de FC alvo ? Algumas dicas úteis para os iniciantes !
Inicialmente , pode ser difícil para os que estão começando a prática de uma atividade física treinar na zona de FC alvo , o que é bastante normal . Dito isso , é também possível que em algum momento do seu treinamento a FC ultrapasse os 85% , e chegue até mesmo aos 100% ou além da FC máxima . Isto é extremamente difícil de se sustentar durante todo o treino , mas não há com o que se preocupar , você provavelmente vai sentir a necessidade de descansar nesse momento e naturalmente a sua FC irá cair para um nível menor .
As dicas e as formulas descritas acima são aplicáveis para pessoas saudáveis . Caso você tenha algum problema cardíaco , esteja em uso de alguma medicação , ou tenha sido alertado pelo seu médico para ficar em determinada faixa de FC , esteja certo de seguir essas orientações . E , como sempre , consulte o seu médico antes de começar qualquer modalidade de treinamento físico , explica o Dr Nelson.
Bons Estudos!
Assim como a frequência cardíaca em repouso e a frequência cardíaca máxima, os limites da zona de frequência cardíaca são individuais, e é por isso que eles geralmente são definidos como porcentagens da frequência cardíaca máxima.
O treino na zona 1 melhora sua saúde geral e ajuda você a se recuperar de um treino mais exigente.
Como é a sensação?
Você sente que é muito fácil. Você poderia continuar por horas.
O treino na zona 2 desenvolve a sua resistência geral: melhora a capacidade do seu corpo de utilizar gordura como fonte de energia ou, em outras palavras, de queimar a gordura.
Como é a sensação?
Você ainda se sente confortável e acha fácil. Você poderia continuar por horas.
Treinar na zona 3 melhora seu condicionamento aeróbico. Na zona 3, o lactato começa a se acumular em sua corrente sanguínea, mas seu corpo pode reutilizá-lo como energia, e isso ainda não afetará seu desempenho.
Como é a sensação?
Você vai começar a respirar mais profundamente e sentir um esforço moderado.
Treinar na zona 4 aumenta a sua resistência à velocidade e o seu corpo melhora a utilização de carboidratos como energia. Também melhora a capacidade do seu organismo de suportar níveis mais elevados de lactato no sangue.
Como é a sensação?
Você sentirá fadiga em seus músculos e respirará pesadamente.
Treinar na zona 5 melhora seu desempenho máximo. Muito lactato acumula-se na corrente sanguínea e você não poderá continuar por muito tempo.
Como é a sensação?
Vai se sentir exaustivo para respirar e para seus músculos.
Há alguma flutuação na zona de frequência cardíaca dependendo do esporte. Por exemplo, ande de bicicleta e corra no mesmo nível de intensidade: a frequência cardíaca do ciclista é 5 a 10 vezes mais lenta que a do corredor. Isso ocorre porque os ciclistas não precisam suportar seu próprio peso corporal e seus músculos podem usar a maior parte do oxigênio disponível para avançar. Além disso, o número de grupos musculares em atividade é menor no ciclismo. A frequência cardíaca na natação é ainda menor, geralmente cerca de 5 batimentos abaixo do ciclismo.
Bons Estudos!
Reveja o vídeo com os principais conceitos sobre o assunto.
Bons Estudos!
Conheça a MANGAHIGH. Plataforma gratuita e com parceria junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Bons Estudos!
Conheça a GEEKIE. Plataforma gratuita e com parcerias junto a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo para potencializar seu aprendizado.
Bons Estudos!
Questionário por classe